TV Justiça
Ponto Jus Twitter Youtube
TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Notícias
JT na TV debate dano moral, ato inseguro e nexo causal com gestores do Programa Trabalho Seguro
Programação
 | 11/08/2017 - 17:16

O Justiça do Trabalho na TV desta semana debate algumas das principais questões envolvendo acidente de trabalho como indenizações por dano moral, ato inseguro e nexo acidentário. Nossos convidados são os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro em Santa Catarina: o desembargador Roberto Guglielmetto e o juiz Ricardo Jahn, que também integra o Comitê Nacional do Programa.

Só para dar uma ideia da importância da discussão, o Brasil é um dos países com maior índice de acidentes de trabalho no mundo. Só nos últimos três anos aconteceram mais de dois milhões de casos. Para Guglielmetto, o grande desafio é conscientizar trabalhadores, empregadores e sociedade. O slogan – “acidentes não acontecem por acaso, mas por descaso” - diz tudo, frisa o desembargador. Precisamos implantar a cultura da prevenção”, diz o magistrado, destacando que a reparação do acidente não satisfaz os prejuízos causados.

O juiz Jahn compartilha a ideia da necessidade de mudar a cultura e reforça a importância do treinamento adequado para o trabalhador. “A empresa fornece o equipamento e precisa, também, disponibilizar o treinamento, ou seja, o uso adequado dos EPIs”, completa o magistrado, que realiza diversas palestras para empresários e trabalhadores a fim de conscientizá-los sobre os riscos dos acidentes e os benefícios da prevenção.

Os magistrados destacam ainda que as empresas, além de oferecerem condições seguras de trabalho, têm o dever de fiscalizar o uso correto dos equipamentos de segurança.

Exibição:

Inédito: 13/08, às 16h30.